Intolerância à Lactose

Devemos tomar leite?

Sim. O leite é um alimento rico e completo. Além da água, contém proteína, açúcar, gordura e minerais como fósforo, ferro e principalmente cálcio. A falta de cálcio prejudica o crescimento dos ossos nas crianças, e nos adultos leva à osteoporose. O leite materno tem todas estas propriedades e uma vantagem a mais: contem imunoglobulinas (anticorpos} que protegem o bebê de agentes infecciosos. – Qual a diferença entre os leites A, B e C ? Só o preço? Não é só o preço. O leite A é extraído com ordenha mecânica, isto é, com máquinas, depois é pasteurizado e imediatamente embalado na […] VEJA MAIS.

O leite de soja substitui o leite de vaca?

A soja é um alimento muito nutritivo. Como o leite de vaca, contem proteína, carboidrato e gordura. Mas olha as diferenças: a proteína da soja é de origem vegetal enquanto que a do leite de vaca é de origem animal. O açúcar da soja é glicose, frutose e sacarose, não tem lactose. A gordura da soja não tem colesterol e ainda ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue. A soja também tem cálcio – mas em menor quantidade que o leite de vaca – em compensação apresenta uma substância chamada isoflavona que é muito parecida com o estrógeno, o […] VEJA MAIS.

Tenho intolerância à lactose?

Algumas pessoas não podem tomar leite porque têm intolerância à lactose. E o que é isto? Lactose é o açúcar presente no leite. Para que ele seja digerido, existe uma enzima chamada lactase produzida pelo intestino delgado. Só que, algumas pessoas podem ter uma deficiência na produção de lactase. Aí quando tomam leite não conseguem digerir este açúcar que então se acumula no intestino. Ali, as bactérias que já fazem parte da flora intestinal, se alimentam da lactose. Mas depois que digerem este açúcar que estava acumulado no intestino, as bactérias produzem gases e acidez, provocando dor de barriga, cólica […] VEJA MAIS.