Insegurança

Minha ansiedade é normal?

Todo mundo já se sentiu ansioso em algum momento da vida. A ansiedade faz parte de nossas emoções, tal como o medo, as sensações de alegria ou tristeza, satisfação ou arrependimento, insegurança ou certeza absoluta… e tantas e tantas outras! Mas em excesso, a ansiedade passa a ser um problema. Isto acontece quando a pessoa sempre está se sentindo aflita, com medo, nervosa e impotente, sem força para viver. O pior é que o corpo reage fisicamente a estas emoções liberando hormônios como a adrenalina. Isto dá sensações desagradáveis como taquicardia que é quando o coração bate tão rápido que […] VEJA MAIS.

O que é esquizofrenia?

Temos a tendência de entender as doenças do corpo de um jeito diferente da forma como entendemos as doenças da mente. Para as do corpo, imaginamos ter, na maior parte das vezes, uma causa física, palpável, bem definida, focada e definitiva. Atacar a causa física é a meta para conseguir a cura ou, pelo menos, atenuar os sintomas. Ou seja, atuar na causa para impactar no efeito é um caminho lógico, simples e direto. Mas as doenças da mente são vistas, pela maioria das pessoas, com muita insegurança e temor. Possivelmente porque são mais complexas, os sintomas são mais diversificados […] VEJA MAIS.

O que é o “blue pós-parto”? Qual a diferença da depressão pós-parto?

Tornar-se mãe (ou pai) é uma enorme transformação. Principalmente para a mulher. Sem dúvida nenhuma, este é o momento de maior variação hormonal no menor espaço de tempo que acontece ao longo de sua vida inteira. É considerado o momento de maior vulnerabilidade psíquica previsto no ciclo de vida. É um verdadeiro teste para a sanidade mental: ao chegar da maternidade, a mudança brusca da rotina e os novos papeis a serem desempenhados exigem dos casais novas habilidades emocionais. Antes, para ser competitivo no mercado de trabalho, a vida exigia determinação, objetividade, eficiência. Diante do bebê, para acolhê-lo e lidar […] VEJA MAIS.