Insegurança

Impondo limites

Os bebês precisam ouvir o “não”. O limite dá segurança e tranquilidade ajudando a construir uma personalidade estável e segura. Se o bebê desafia uma ordem, não interprete como rebeldia, o que ele quer na verdade, é confirmar o limite. Por isto é importante que todos sejam coerentes no que pode e no que não pode. Receber um “não” e depois um “sim” da mesma pessoa, ou de pessoas diferentes, causa insegurança. Se os adultos discordam da determinação, a discussão e o veredito devem ser feitos longe da presença das crianças. Elas tem um radar excepcional capaz de captar as […] VEJA MAIS.

Crise dos sete meses

Por volta dos sete meses de idade, o bebê percebe que é um ser independente da mãe. Isto pode causar insegurança e desconforto. Muitas crianças acordam à noite chorando sem motivo ou se recusam a comer. Esta é a conhecida crise dos sete meses e dura algumas semanas. Não há motivo de preocupação. A crise é superada assim que o bebê percebe que a independência física lhe dá liberdade de descobrir o mundo por si próprio. A partir daí, ele se tornará um pequeno aventureiro. Por isto é importante manter a casa segura. Todo crescimento gera um certo sofrimento e […] VEJA MAIS.

Insegurança e ansiedade na gravidez, isso é normal?

Na reta final, a insegurança, a ansiedade e a irritação frequentemente deixam as grávidas com as emoções à flor da pele. Tudo normal. Dúvidas em relação ao tipo de parto, o distanciamento da vida sexual, problemas de comunicação com o parceiro, dificuldade para dormir, cansaço físico, lapsos de memória, até mesmo diante de coisas corriqueiras do dia a dia, e ainda por cima a sensação de desespero que bate na última hora: será que ele vai nascer bem? Não se preocupe. Todas estas sensações são comuns nesta fase da gestação. O primeiro passo para não ficar excessivamente estressada e preocupada […] VEJA MAIS.