Imunidade

Caxumba pega pelo ar?

A caxumba é uma doença transmitida por um vírus. Este vírus atinge uma ou as duas de nossas glândulas salivares, as parótidas, que ficam na região do queixo, uma de cada lado, fazendo uma inflamação. Por isso a caxumba também é conhecida como “parotidite”. Como acontece a transmissão? Uma pessoa contaminada elimina os vírus na saliva. A saliva, portanto, é o meio de contágio. Ao falar, estes vírus podem “pegar carona” em microgotículas de saliva que ficam no ar em dispersão. Se uma pessoa susceptível está por perto, estes vírus podem entrar no seu organismo e, dependendo da situação imunológica, […] VEJA MAIS.

Imunidade das crianças

O sistema imunológico se desenvolve naturalmente à medida que o bebê cresce. Assim que nasce, os primeiros anticorpos são passados pelo leite materno. Logo depois, a criança vai produzindo suas próprias defesas e criando imunidade. A natureza é tão perfeita que quando o bebê coloca objetos na boca já tem condições de se defender das sujeiras que chamamos de “caseiras”, ou seja, aquelas que não causam doenças (patogênicas). A tal ponto que, quando o bebê começa a engatinhar e o contato naturalmente aumenta, o organismo já está pronto para se defender. Importante saber que um ambiente altamente esterilizada prejudica a […] VEJA MAIS.

Vamos falar sobre as vantagens da amamentação!

Entenda as vantagens da amamentação: Amamentar o bebê com leite materno tem muitos benefícios para você e, sem nenhuma dúvida, para ele. Os bebês que são amamentados com o leite de suas mães têm menor risco de desenvolver diversas doenças como: – Infecções pulmonares, urinárias e gastrointestinais. São bebês que têm proteção e imunidade melhores por causa dos anticorpos e outras propriedades anti-infecciosas que só o leite materno contém. – Chiado no peito, asma, eczema, alergias e diabetes, especialmente quando já há uma tendência familiar para isso. O leite de vaca ( matéria prima das fórmulas infantis) pode levar alguns […] VEJA MAIS.