Icterícia

Hepatite C tem cura?

Há vários tipos de hepatite. As mais conhecidas são as causadas pelos vírus A e B. Atualmente, porém, um outro vírus tem ganhado espaço nas preocupações de todos: o vírus C. Identificado no final do século passado, este vírus é transmitido pelo contato com agulhas ou objetos contaminados, transfusão de sangue, contato sexual ou por transmissão chamada de vertical, isto é, da mãe para o filho. Os sintomas são parecidos com os das outras formas de hepatite: náuseas, icterícia ( pele amarelada), vômitos, dores pelo corpo, cansaço e mal estar. O diagnóstico é confirmado pelo exame de sangue que detecta […] VEJA MAIS.

O que é a hepatite A?

Vemos todos os dias pessoas com dúvidas sobre a Hepatite A, o que é? Como se pega? É uma doença perigosa? Hepatite A é uma…. virose! Isso mesmo!! A doença é transmitida por um vírus que “ataca” as células do fígado e provoca uma inflamação. Consequência: o fígado não tem condições de funcionar muito bem. Quem pega hepatite A fica muito tempo doente… por até dois meses. Só o período de incubação da doença pode demorar de 2 a 6 semanas. Como se “pega” hepatite A? Quem tem hepatite A elimina o vírus nas fezes. Em regiões onde o saneamento não […] VEJA MAIS.

O que é banho de luz ou fototerapia?

Banho de luz ou fototerapia – é um tratamento recomendado quando o bebê nasce com icterícia e precisa ficar embaixo de luzes especiais. Estas luzes incidem na pele e transformam a bilirrubina indireta em direta, por isso os bebês ficam sem roupa com uma fonte de calor que garanta a temperatura do corpo. A icterícia é muito comum e é causada pelo acúmulo de bilirrubina indireta no sangue. O tratamento de banho de luz é importante porque evita uma doença muito grave chamada Kernicterus. O pediatra neonatologista avalia o bebê diariamente e só dá alta quando os níveis de bilirrubina […] VEJA MAIS.