Posso pegar doenças na água da chuva que se acumula no chão?

Todo mundo corre da chuva. Roupas molhadas causam desconforto e podem até dar oportunidade para algumas doenças. Entenda: o contato com a água fria diminui a temperatura da pele. Isso faz com que as defesas das vias respiratórias caiam e por isso muitas pessoas ficam mais predispostas a ter dor de garganta ou outras virose respiratórias. Mas a água da chuva que se acumula em poças ou que corre em enxurradas pode trazer problemas maiores. Muitas bactérias aproveitam desse ambiente para se proliferar. Resultado: se entrarmos em contato com a água empoçada da chuva corremos o risco de adquirir estas […] VEJA MAIS.

O que fazer em caso de queimadura por água viva?

Tempo livre, despreocupação, céu azul, sol quente, praia e mar! Pode parecer a combinação perfeita para um dia de calma e paz, não é mesmo? Mas uma água viva por perto pode estragar tudo. Águas vivas são invertebrados marinhos que tem uma característica interessante: para se defender possuem filamentos que dão agulhadas e liberam toxinas. No homem, esta toxina queima e deixa a pele vermelha, inchada e inflamada. As espécies normalmente encontradas no litoral brasileiro não costumam ser venenosas. O grande problema é que a água viva pode “grudar” na pessoa. E ai as células ficam “ferroando” e liberando a […] VEJA MAIS.

O que é reumatismo?

Já ouviu alguém dizer que quando muda o tempo, o “reumatismo” ataca? Afinal de contas, que doença é essa? Aí é que está. Reumatismo não é UMA doença. Popularmente todas as doenças que provocam dor ao nós movimentarmos são chamadas de reumatismo. Elas podem acometer as articulações, tendões, músculos, ossos, cartilagens. enfim… Por isso, existem pelo menos umas 200 doenças que se encaixam sob o nome “reumatismo”. E ter elas estão artrite, artrose, tendinite, fibromialgia, lombalgia, gota, bursite e tantas mais. E “reumatismo no sangue”? Já ouviu falar? Esse é o nome popular de Febre Reumática, uma doença que acomete […] VEJA MAIS.