Exame de Sangue

Dá para perceber os sinais de anemia?

Não vivemos sem oxigênio. Basta ficar 3 minutos sem oxigênio para que nossas células morram. Os glóbulos vermelhos, chamados de hemácias, são as células do sangue que levam o oxigênio do pulmão até as células. Exatamente como se fossem pequenos “caminhões de carga”, que “pegam” o oxigênio no pulmão e o transportam pela corrente sanguínea até o o destino final, que é a célula. Há vários tipos de anemia. A anemia por falta de ferro é uma das mais comuns. Entenda: o ferro é fundamental para a formação do glóbulo vermelho. Se não o ingerimos em quantidade suficiente, os glóbulos […] VEJA MAIS.

O que é mononucleose?

Conhecida como a “doença do beijo”, este vírus chamado de Epstein-Barr está presente em algumas secreções como a saliva. Pode afetar pessoas de todas as idades, mas é muito mais comum em adolescentes e adultos jovens. Por isso a associação deste vírus ao beijo! Quais são os sintomas? A mononucleose começa com dores pelo corpo e cansaço. Como se fosse uma gripe mais forte. Em seguida aparece a febre, que pode ser muito alta, chegando a mais de 39ºC . A garganta começa a doer e aparecem umas placas brancas bem grandes nas amígdalas. Na sequencia os gânglios do pescoço […] VEJA MAIS.

Você sabe qual é o exame de sangue mais pedido pelos médicos?

Acertou quem disse que o exame de sangue mais pedido é o hemograma. Entenda: o sangue é composto por várias substâncias. O hemograma é como se fosse uma “fotografia” dos 3 principais tipos de células que circulam pelo sangue. São elas: 1. As hemácias, ou glóbulos vermelhos, que tem a função de transportar o oxigênio para todo o organismo; 2. Os leucócitos, ou glóbulos brancos, que são nossas células de defesa; 3. As plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue. Quer ver como é fácil entender o que isso significa? A série vermelha mostra toda a situação das hemácias. A […] VEJA MAIS.