Exame de Sangue

A partir de que idade as crianças devem fazer exames de sangue?

Algumas doenças são diagnosticadas pelo exame clínico do pediatra. Otites, amigdalites, gripes e tantas outras não precisam, na maioria dos casos, de um exame laboratorial. No entanto, algumas só aparecem em exames de sangue. Como saber se o colesterol está alto? Se a tireoide está bem? Será que meu filho tem anemia? Estas são dúvidas que com frequência passam pela cabeça de muitos pais. Por isso vem a questão: quando fazer o primeiro exame de sangue dos pequenos? Na verdade, o primeiro exame de sangue é o teste do pezinho, que é colhido nas primeiras 48 horas de vida e […] VEJA MAIS.

Hepatite C tem cura?

Há vários tipos de hepatite. As mais conhecidas são as causadas pelos vírus A e B. Atualmente, porém, um outro vírus tem ganhado espaço nas preocupações de todos: o vírus C. Identificado no final do século passado, este vírus é transmitido pelo contato com agulhas ou objetos contaminados, transfusão de sangue, contato sexual ou por transmissão chamada de vertical, isto é, da mãe para o filho. Os sintomas são parecidos com os das outras formas de hepatite: náuseas, icterícia ( pele amarelada), vômitos, dores pelo corpo, cansaço e mal estar. O diagnóstico é confirmado pelo exame de sangue que detecta […] VEJA MAIS.

Você sabe qual é o exame de sangue mais pedido pelos médicos?

Acertou quem disse que o exame de sangue mais pedido é o hemograma. Entenda: o sangue é composto por várias substâncias. O hemograma é como se fosse uma “fotografia” dos 3 principais tipos de células que circulam pelo sangue. São elas: 1. As hemácias, ou glóbulos vermelhos, que tem a função de transportar o oxigênio para todo o organismo; 2. Os leucócitos, ou glóbulos brancos, que são nossas células de defesa; 3. As plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue. Quer ver como é fácil entender o que isso significa? A série vermelha mostra toda a situação das hemácias. A […] VEJA MAIS.