Engravidar

Depois de já nascido, um bebê pode desenvolver a microcefalia?

Não! A microcefalia só acontece durante a  gestação, geralmente no primeiro trimestre. Se o bebê nasceu com o tamanho da cabecinha maior do que 32 cm, não há risco de desenvolver microcefalia. Vamos entender. O mosquito Aedes contaminado com o Zika vírus pica uma futura mamãe, gestante no início. Muitas vezes a infecção passa desapercebida, pois os sintomas são leves e parecem uma alergia, com manchinhas vermelhas pelo corpo, que coçam e passam em alguns dias. Só que o vírus entrou no sangue da gestante e passa pela placenta, atingindo o bebê que está em formação. O Zika tem uma […] VEJA MAIS.

Você era fumante e largou o cigarro para engravidar?

Se você era fumante e deixou de fumar para engravidar, parabéns! Fumar na gestação aumenta o risco de abortos espontâneos, nascimentos prematuros, complicações com a placenta, episódios de hemorragia (sangramento), bebês abaixo do peso e outras complicações. Com a gravidez chegando ao fim, sua determinação de não fumar deve continuar! Isso mesmo: não fume nunca mais!!! Tão ou mais importante do que não fumar na gravidez, é não fumar durante a amamentação e os primeiros anos de vida do seu filho. Sabia que as toxinas do cigarro também passam para o seu bebê pelo leite materno? Pois é! Além disso, […] VEJA MAIS.

Por que a gravidez acima dos 40 anos é de alto risco?

Toda a gravidez que precisa de atenção especial é considerada como sendo de alto risco. Portanto, cabe a pergunta: Porque gravidez acima dos 40 anos precisa de atenção especial? A idade materna tem influencia essencial em 2 momentos da gravidez: no inicio, por conta dos riscos ligados ao envelhecimento dos óvulos, e no final, com o aparecimento de diabetes, pressão alta ou pré-eclâmpsia. Importante saber que a incidência de gravidez entre os 30 e os 40 anos dobrou nos últimos 30 anos. Isso mesmo: DOBROU. Isso ocorreu devido ao melhor controle sobre a fertilidade, com o surgimento de anticoncepcionais de […] VEJA MAIS.