Posso pegar doenças na água da chuva que se acumula no chão?

Todo mundo corre da chuva. Roupas molhadas causam desconforto e podem até dar oportunidade para algumas doenças. Entenda: o contato com a água fria diminui a temperatura da pele. Isso faz com que as defesas das vias respiratórias caiam e por isso muitas pessoas ficam mais predispostas a ter dor de garganta ou outras virose respiratórias. Mas a água da chuva que se acumula em poças ou que corre em enxurradas pode trazer problemas maiores. Muitas bactérias aproveitam desse ambiente para se proliferar. Resultado: se entrarmos em contato com a água empoçada da chuva corremos o risco de adquirir estas […] VEJA MAIS.

O que fazer em caso de queimadura por água viva?

Tempo livre, despreocupação, céu azul, sol quente, praia e mar! Pode parecer a combinação perfeita para um dia de calma e paz, não é mesmo? Mas uma água viva por perto pode estragar tudo. Águas vivas são invertebrados marinhos que tem uma característica interessante: para se defender possuem filamentos que dão agulhadas e liberam toxinas. No homem, esta toxina queima e deixa a pele vermelha, inchada e inflamada. As espécies normalmente encontradas no litoral brasileiro não costumam ser venenosas. O grande problema é que a água viva pode “grudar” na pessoa. E ai as células ficam “ferroando” e liberando a […] VEJA MAIS.

Podemos tirar a cutícula?

Quem não gosta de ver as unhas dos pés e das mãos bonitas? Esmaltes das mais variadas cores completam o visual e às vezes até refletem nosso humor: vermelho, preto, verde ou… um rosa básico! Mas o mais importante é garantir a saúde das unhas. E sabe quem nos ajuda nesta tarefa? A cutícula!! Entenda: a cutícula é uma pele que recobre e protege toda a base da unha, impedindo a entrada de bactérias e fungos. É o nosso “escudo” protetor de mãos e pés. Pense bem: nossas mãos estão em contato com o mundo. Com elas mexemos em tudo! Na […] VEJA MAIS.