Como lidar com a birra do seu filho?

Quando uma criança faz uma birra ela quer vencer pelo cansaço ou pela vergonha que os pais sentem, especialmente num lugar público. Mas durante a birra a regra é uma só: não negociar. Nada! Para deixar isto bem claro, os pais devem dizer em voz firme que enquanto a crise durar não tem conversa. A melhor forma de lidar com a birra é ignorá-la, coloca-la em extinção. Se for em casa, saia de cena. Deixe a criança sozinha. Se for em um local público, ignore. Esta é a mesma estratégia que os bombeiros usam para controlar um incêndio: isolar o […] VEJA MAIS.

Como lidar com birra?

A birra é uma potente forma de manipulação infantil que fica fora de controle quando os pais acuados cedem. Bastou uma vez. E pronto. O jogo está perdido. Para quebrar este ciclo o jeito é dizer “não”. Lidar com a frustração é uma forma de crescimento, por isto é muito importante impor limites. O primeiro passo é que o pai ou cuidador tenha autocontrole. Permaneça no mesmo ambiente e pratique a “deprezoterapia”. Ou seja, fique no mesmo ambiente que a criança, mas mantenha-se distante, lendo ou olhando o celular, fazendo outra coisa… ignorando a presença dela, e o “escândalo” que […] VEJA MAIS.

Meu filho ( a) de 2 anos fica cuspindo a comida. O que devo fazer?

 Algumas crianças cospem a comida e não a engolem. Mastigam e depois cospem. Quando isto acontece uma vez ou outra, tudo bem. Pode ter sido um pedacinho mais duro da carne, algo que não conseguiram mastigar, ou a temperatura do alimento que estava muito quente e “queimou” a boca.  Até ai, tudo bem. No entanto, há os que cospem a comida olhando e desafiando os pais, como numa crise de birra. O que fazer nesta situação? Estas crianças estão querendo chamar a atenção para alguma coisa, que geralmente não tem nada a ver com a comida, com o tempero ou […] VEJA MAIS.