Dicas para a CEIA de Natal:

Esse Natal vai ser ainda mais especial! Você está grávida! O coração de seu filho bate ao som das músicas natalinas que celebram, também, um nascimento e renovação das esperanças. Entretanto, estar grávida nesta época requer alguns cuidados mais que especiais! A gestante deve evitar excesso de alimentos gordurosos e muito salgados durante a CEIA de Natal. Eles aumentam a pressão arterial, incham e pioram sintomas gástricos, como a azia ou queimação e…mais desconfortável ainda… engordam! Mas dá para aproveitar muito bem! Sem correr riscos e sem passar vontade! Para curtir tranquilamente a data com a família, basta fazer algumas […] VEJA MAIS.

Tenho refluxo?

Quando engolimos, o alimento passa para o esôfago, que é um “tubo” que vai dar no estômago. Entre o esôfago e o estômago tem uma espécie de “porta” que abre quando o alimento chega. São dois compartimentos bem separados porque o estômago produz uma quantidade muito grande de ácido. E o esôfago que está logo acima, não tolera acidez. Quando, por alguma razão, a “porta” deixa de funcionar, o conteúdo do estômago sobe para o esôfago. E como o esôfago não suporta o ácido dá aquela sensação de dor em queimação no peito e muita azia. Isso é o refluxo. […] VEJA MAIS.

Como saber se minha dor de estômago é gastrite?

O nosso estômago precisa ser resistente como um tanque de guerra. Isto porque dentro dele tem um líquido que dissolve os alimentos que comemos. Para fazer isto, este líquido é muito ácido. Tão ácido que poderia destruir o estômago caso não houvesse ali uma mucosa para fazer uma camada de proteção. A gastrite é justamente a inflamação desta mucosa que por alguns fatores pode ser “quebrada”. Aí a acidez começa a incomodar e os sintomas desagradáveis, principalmente aquela sensação de queimação, aparecem. O que pode causar gastrite? Há muitas causas. As mais importantes são: – Alguns medicamentos como, por exemplo, […] VEJA MAIS.