Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Ar Condicionado

Faz mal para a saúde das crianças dormir a noite toda com o ar condicionado ligado?

Ninguém consegue dormir direito no calor. Nem as crianças. O sono fica superficial, e acordamos várias vezes com desconforto. Para dormir bem, o corpo tem que diminuir a temperatura naturalmente. Só que neste calor fica difícil. Resultado: noites mal dormidas. O ar condicionado é uma solução, pois diminui a temperatura do ambiente, ajudando o corpo a relaxar e dormir. Crianças também podem e devem utilizá-lo. Com uma ressalva importante: o ar condicionado resseca o ar. Por isso, é recomendável que se umidifique o ambiente. É isso é simples: coloque uma toalha de banho molhada em cima de uma cadeira, próximo […] VEJA MAIS.

O desmaio é comum em todas?

Não, há muitas grávidas que não sentem nada! É MITO, portanto. Mas, por outro lado, muitas sentem tontura, mal estar e sensação de desmaio. Por que isso acontece? Em parte por conta dos hormônios. Isso mesmo. As alterações hormonais são marcantes no início da gestação. Além disso, a pressão arterial das grávidas é naturalmente mais baixa. Isso significa que qualquer fator pode desencadear sintomas de baixa pressão, como, por exemplo, ambientes ou banho muito quente, emoções fortes, jejum prolongado ou ficar muito tempo em pé. Evite tudo isso. Ainda mais se você tem maior sensibilidade e possibilidade de desmaio. Está […] VEJA MAIS.

É verdade que não devo dirigir grávida?

Mamães devem ter cuidados especiais na hora de dirigir grávida. Vamos às principais dicas: 1. USE CORRETAMENTE O CINTO DE SEGURANÇA. O uso correto do cinto de segurança representa o principal cuidado que devemos ter ao dirigir grávida. Sua utilização pode reduzir pela metade o numero de ferimentos sérios ou de vítimas fatais após colisões. O cinto de 3 pontos é o mais seguro: a faixa transversal deve ser ajustada entre as mamas e lateralmente ao útero. A faixa subabdominal do cinto deve ficar abaixo do ventre e não sobre o abdômen, de forma que, em nenhum momento, no caso […] VEJA MAIS.