Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Antitérmico

Meu filho está com febre. Se a febre baixar, posso mandá-lo para a escola?

A febre é um sinal de alerta. Significa que o corpo está reagindo a alguma agressão. A elevação da temperatura  dá uma sensação de cansaço, moleza e vontade de ficar mais quietinho. Nas crianças também. Crianças com febre ficam mais chorosas, indispostas, sem querer brincar ou comer. Pais ficam em alerta, preocupados e normalmente administram um antitérmico. A febre baixa e a criança volta a ter mais disposição. Quando isso acontece, muitos julgam que o processo que levou à febre foi embora também. Fim da febre, fim de tudo! Mas não é assim que funciona. A febre baixa enquanto o antitérmico […] VEJA MAIS.

Sintomas de reação às vacinas

Reação às vacinas – a febre é uma das reações mais comuns nos bebês até três meses de idade. Geralmente ocorre até dois dias depois da aplicação e não passa dos 39oC. Entre em contato com o pediatra. Ele pode indicar o uso de um antitérmico. VEJA MAIS.

Antitérmico antes da vacina

Hoje se sabe que o antitérmico dado preventivamente pode interferir na eficácia da vacina. Por isto esta prática não é recomendada. Caso a criança apresente febre depois, acione o pediatra que poderá indicar o antitérmico mais adequado. VEJA MAIS.