Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Anestesia

Posso fazer lipoaspiração para emagrecer ?

Perder peso e as gordurinhas que incomodam em apenas algumas horas, sem fazer regime nem exercícios físicos. Este é o sonho de muita gente, não é mesmo? E muitos acreditam que esta “mágica” pode ser realizada com a lipoaspiração. Mas não é tão simples assim. A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica que só pode ser realizada por um médico especializado, que é um cirurgião plástico, com a presença de um anestesista, em ambiente hospitalar, ou em clínicas habilitadas que possuam toda a estrutura para dar assistência ao paciente caso haja alguma intercorrência que necessite de cuidados médicos intensivos. O que […] VEJA MAIS.

Tenho medo da dor do parto, Como se faz a anestesia para o parto?

Quando se entra naturalmente em trabalho de parto, a dor não costuma começar de repente. Começa devagar e vai aumentando aos poucos. Portanto, há tempo para o seu organismo se adaptar e produzir endorfinas, que são substâncias que tornam as dores bem mais suportáveis. A natureza tenta te ajudar. Se você não quiser sentir a dor do parto, pode tomar uma anestesia que é específica para o parto normal: o duplo-bloqueio. Essa técnica consiste em fazer, na mesma punção, dois tipos de anestesia: uma raquidiana e uma peridural. Isso impede todas as sensações que vem da parte de baixo do […] VEJA MAIS.

Cirurgia de adenóide e garganta

As amígdalas ficam na garganta e a adenóide ficam no nariz. Estas estruturas fazem parte do nosso sistema de defesa e funcionam como o “filtro” do ar condicionado, impedindo que vírus, bactérias, poeira, ácaros, entrem no nosso sistema respiratório. Mas quando elas são agredidas constantemente ficam tão grandes que em vez de nos defender, elas se tornam depósitos de agentes infecciosos. Como se em vez de filtros, elas se tornassem, ”garagens”, moradias para os agressores. A criança pode começar a ter amigdalites, otites e sinusites de repetição, passar a tomar antibióticos com frequência, sofrer com apnéia noturna – ou seja, […] VEJA MAIS.