Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

O que é mioma?

Muitas mulheres já ouviram falar ou conhecem alguém que tem mioma no útero. É mesmo muito comum, especialmente em quem tem mais de 50 anos. O mioma é um “tumor” benigno – isso mesmo: totalmente benigno- que aparece no útero, em decorrência da proliferação de células musculares. Acredita-se que a causa da formação dos miomas esteja relacionada ao hormônio estrogênio. Como diagnosticar? Os miomas podem ter localização e tamanhos diferentes. Por isso os sintomas variam bastante e podem até não existir. É o caso das mulheres que são assintomáticas, isto é, não apresentam nenhum sintoma e descobrem o mioma durante […] VEJA MAIS.

Dá para perceber os sinais de anemia?

Não vivemos sem oxigênio. Basta ficar 3 minutos sem oxigênio para que nossas células morram. Os glóbulos vermelhos, chamados de hemácias, são as células do sangue que levam o oxigênio do pulmão até as células. Exatamente como se fossem pequenos “caminhões de carga”, que “pegam” o oxigênio no pulmão e o transportam pela corrente sanguínea até o o destino final, que é a célula. Há vários tipos de anemia. A anemia por falta de ferro é uma das mais comuns. Entenda: o ferro é fundamental para a formação do glóbulo vermelho. Se não o ingerimos em quantidade suficiente, os glóbulos […] VEJA MAIS.

Tomar leite depois das refeições faz mal para a saúde?

Muita gente não toma leite depois do almoço ou do jantar, com medo de fazer mal. Será que há alguma razão para isso? Entenda: nosso organismo necessita de ferro para produzir os glóbulos vermelhos, que são as células do sangue responsáveis pelo transporte do oxigênio. Se comemos alimentos com baixo teor de ferro, desenvolvemos um tipo muito comum de anemia chamada de anemia ferropriva ou anemia por deficiência de ferro. Quais são os alimentos ricos em ferro? O ferro está presente na carne, em geral na carne vermelha; em verduras, especialmente naquelas bem “verdes“ como espinafre, couve, rúcula ou agrião, […] VEJA MAIS.