Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

O que é mioma?

Muitas mulheres já ouviram falar ou conhecem alguém que tem mioma no útero. É mesmo muito comum, especialmente em quem tem mais de 50 anos. O mioma é um “tumor” benigno – isso mesmo: totalmente benigno- que aparece no útero, em decorrência da proliferação de células musculares. Acredita-se que a causa da formação dos miomas esteja relacionada ao hormônio estrogênio. Como diagnosticar? Os miomas podem ter localização e tamanhos diferentes. Por isso os sintomas variam bastante e podem até não existir. É o caso das mulheres que são assintomáticas, isto é, não apresentam nenhum sintoma e descobrem o mioma durante […] VEJA MAIS.

E as mães que não conseguem ou não podem amamentar?

Qual leite devem dar para os bebês? Entenda quais as principais diferenças entre o leite de vaca e as fórmulas infantis para bebês. Está definitivamente comprovado: o leite materno é o MELHOR alimento para os pequenos bebês. Contém todos os nutrientes essenciais em quantidade e qualidade perfeitas para que o bebê possa crescer e se desenvolver saudavelmente. Mas pode acontecer um problema: algumas mães, pelas mais variadas razões, não conseguem amamentar. O que fazer nesta situação? Qual o melhor leite para os bebês, na impossibilidade do leite materno? O leite de vaca integral é contraindicado para bebês menores de 1 […] VEJA MAIS.

O tipo de sangue da mãe pode significar problema na gestação?

Sim! As mães que têm sangue com grupo Rh negativo (A , B , O ou AB negativos) precisam de alguns cuidados especiais. Isso porque, se o pai for Rh positivo, pode ocorrer o que chamamos de isoimunização Rh. Se , no entanto, o pai também for Rh negativo, não tem problema nenhum. O que acontece: se o marido tem sangue Rh positivo, há uma chance alta de que o bebê também seja positivo, já que é uma herança dominante. Nesse caso, uma mãe que não tem a proteína Rh (Rh negativa) tem na sua barriga um bebê em cujo […] VEJA MAIS.