Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Posso pegar doenças na água da chuva que se acumula no chão?

Todo mundo corre da chuva. Roupas molhadas causam desconforto e podem até dar oportunidade para algumas doenças. Entenda: o contato com a água fria diminui a temperatura da pele. Isso faz com que as defesas das vias respiratórias caiam e por isso muitas pessoas ficam mais predispostas a ter dor de garganta ou outras virose respiratórias. Mas a água da chuva que se acumula em poças ou que corre em enxurradas pode trazer problemas maiores. Muitas bactérias aproveitam desse ambiente para se proliferar. Resultado: se entrarmos em contato com a água empoçada da chuva corremos o risco de adquirir estas […] VEJA MAIS.

Aprender coisas novas faz bem para a saúde?

Imagine um bebê que nasceu hoje, véspera de ano novo. Tudo o que ele precisa fazer nestes próximos dias para crescer e se desenvolver adequadamente é mamar e dormir. Certo? Não exatamente. Por que? Porque para o nosso bebê se desenvolver plenamente, inclusive em suas capacidades psíquicas e emocionais, ele precisa de estímulos afetivos, ou seja: colo, carinho, olhares e atenção!! O jeito de aconchegar dos pais, dos avós ou de pessoas próximas lhe garantirão um futuro cheio de novas aquisições de conhecimentos e habilidades. Imagine que em 1 ano e pouquinho esse bebê deve ter aprendido a andar… e […] VEJA MAIS.

O que é olho de peixe? É contagioso?

“Olho de peixe” é o nome popular de uma verruga de consistência endurecida que geralmente aparece na planta dos pés. É provável que se chame assim por causa de um ponto preto que fica bem no centro e remotamente lembra um “olho”. Incomoda bastante e pode doer ao ponto da pessoa ter dificuldade para andar. O que causa o olho de peixe é um vírus da família do HPV, isto é, do Papiloma Vírus. Por isso, “pegamos” o olho de peixe em um local contaminado. Para evitar, procure não pisar descalço em águas paradas ou sujas, lave sempre os pés […] VEJA MAIS.