Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Amamentação

O que é o lábio leporino?

Olhe o seu rosto no espelho. Agora pegue um papel e tape a metade direita. Veja bem. Depois tape a metade esquerda. Observe que aparentemente temos duas partes idênticas, mas ao fazermos esta experiência descobrimos que não são. Há diferenças sutis entre os dois lados que juntos formam o que conhecemos como nosso rosto. O lábio leporino acontece ainda dentro do útero, na vida fetal, quando as duas partes que deveriam formar o rosto não se juntam direito, deixando uma “fenda” ou uma “abertura” no lábio superior. Algumas vezes esta “junção” das duas partes também não ocorre dentro da boca. […] VEJA MAIS.

É normal descontar as emoções na comida?

“Vamos fazer um jantar para comemorar!!!” “Não vai comer? Fiz com tanto carinho, especialmente para você!!!” Você já ouviu – ou disse – frases como estas? Certamente sim… Ainda nos primeiros dias de vida, isto é, durante a amamentação, os bebês aprendem a relacionar alimentos a carinho. Crescemos e continuamos dando e recebendo comida como uma forma de celebração. Sempre foi e sempre será assim. Já pensou em uma festa de aniversário sem bolo ou sem brigadeiro? Um casamento sem docinhos? Um almoço de Natal sem peru? Não importa o ritual ou o prato principal. O ato de comer, indiscutivelmente, […] VEJA MAIS.

Porque o leite de peito é melhor que os outros?

Quando vamos ao supermercado e olhamos as prateleiras dos leites para bebês, ficamos impressionados com a quantidade e com a variedade. Há leites de todos os tipos: para bebês que regurgitam, que tem alergia, que nasceram prematuros, que tem menos de 6 meses, que tem mais que 6 meses…enfim…muitas opções. Por isso fica a pergunta: não obstante toda a tecnologia que embasa a indústria na fabricação destes produtos, o leite de peito ainda é o melhor para os bebês? A resposta é simples e direta: sim, sem a menor dúvida, o leite de peito é o melhor. O leite materno […] VEJA MAIS.