Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Alimentos

Três dicas para evitar azia depois da “comilança” de Natal

Dica 1 Entenda: a azia é a consequência do excesso de ácido produzido pelo estômago. Nestes dias de festas, o corpo recebe uma dose “extra” de calorias. Salgados, doces e bebidas. Se possível, dê uma maneirada nesta semana que antecede o Ano Novo. Evite alimentos que aumentam a produção de ácido no estômago, como: frituras, carnes gordas, álcool, refrigerantes, chocolate, café, bebidas gaseificadas ou condimentos em excesso. Coma leve, de preferência a cada 3 horas, em pequenas porções e inclua mais frutas (de preferência não ácidas) que o habitual. Aproveite estes dias para “desintoxicar”. Dica 2 Se você estiver com […] VEJA MAIS.

Existem alimentos que previne o câncer?

Todo alimento “saudável” tem nutrientes que são importantes para o organismo. Quanto menos processados e naturais, melhor! Brócolis, cenoura, tomate, soja, uva, alho… a lista é grande. Mas não adianta comer só uma coisa porque o corpo precisa de nutrientes diferentes. E mais! Eles se influenciam entre si, favorecendo a absorção destes nutrientes que sim, ajudam a prevenir alguns tipos de câncer. Portanto, É VERDADE! Comer saudável e de forma variada é fundamental para a saúde. VEJA MAIS.

Só gatos passam toxoplasmose?

Os gatos são geralmente os grandes culpados, mas não são apenas os gatos que a transmitem. Entenda: a Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário pode infectar ovelhas, vacas, porcos e outros animais silvestres como ratos ou coelhos, além do homem. Se comermos carne de animais contaminados crua ou mal cozida, ou verduras mal lavadas, podemos adquirir a doença. Normalmente nosso corpo se defende deste parasita, criamos anticorpos e vivemos sem problemas. Mas as grávidas devem tomar muito cuidado, pois se elas se contaminam durante a gravidez, podem passar para o bebê, ocasionando a […] VEJA MAIS.