Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Alimentos

Três dicas para evitar azia depois da “comilança” de Natal

Dica 1 Entenda: a azia é a consequência do excesso de ácido produzido pelo estômago. Nestes dias de festas, o corpo recebe uma dose “extra” de calorias. Salgados, doces e bebidas. Se possível, dê uma maneirada nesta semana que antecede o Ano Novo. Evite alimentos que aumentam a produção de ácido no estômago, como: frituras, carnes gordas, álcool, refrigerantes, chocolate, café, bebidas gaseificadas ou condimentos em excesso. Coma leve, de preferência a cada 3 horas, em pequenas porções e inclua mais frutas (de preferência não ácidas) que o habitual. Aproveite estes dias para “desintoxicar”. Dica 2 Se você estiver com […] VEJA MAIS.

Zinco é importante para a saúde? Para que serve?

Nosso organismo precisa de alguns minerais para funcionar bem. O ferro é fundamental para formar os glóbulos vermelhos. O cálcio é vital para os ossos. Estes são mais conhecidos… mas você sabia que também precisamos de zinco? Pois é!! O zinco é importante para o sistema imunológico. Participa ativamente da produção das células que nos defendem contra vírus, bactérias e fungos. Sem o zinco nossa defesa natural fica comprometida e as “portas” para os inimigos se abrem mais facilmente nos deixando expostos a infecções. É também um importante antioxidante. Isso significa que ajuda a “limpar” nossas células de substâncias daninhas, […] VEJA MAIS.

Existem alimentos que podem evitar alguns tipos de câncer?

O câncer é uma multiplicação anormal e desordenada de células que, juntas, formam o que é conhecido como tumor. Podem ocorrer em vários locais do organismo e se disseminar para outros órgãos, formando o que chamamos de metástase. Estuda-se muito os vários tipos de câncer. Sabemos que muitas pessoas tem genes que podem determinar o aparecimento de alguns tipos específicos. Por esta razão a atriz Angelina Jolie optou por retirar os seios, já que sua probabilidade era geneticamente muito alta de câncer de mama. Procuramos entender as causas, os tratamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais, os exames mais […] VEJA MAIS.