Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Acupuntura

Acupuntura ajuda no tratamento da ansiedade?

A acupuntura é uma técnica utilizada há mais de 4000 anos na China.  No final do século 20 foi reconhecida, também no Ocidente, como uma técnica de tratamento eficaz. Consiste na colocação cuidadosa, por profissionais habilitados, de agulhas extremamente delicadas em pontos meticulosamente estudados que estimulam fibras nervosas específicas. Com isso, obtém-se a liberação de substâncias como endorfinas e serotonina que, sabidamente, diminuem o estresse. Estudos comprovam a eficácia da acupuntura no tratamento da ansiedade. Portanto, É VERDADE. VEJA MAIS.

Meu bebê está sentado. E se ele não virar?

Quando o medico diz que o bebê está pélvico, está simplesmente dizendo que ele está sentado dentro do útero. Isso mesmo. Cabeça para cima, bumbum para baixo. Isso significa que o bumbum, ou ocasionalmente os pés serão a primeira parte a nascer. Ao longo da gravidez, descobrimos que a posição “certa” para o bebê ficar dentro do útero é de cabeça para baixo. Isso necessariamente faz com que a cabeça saia antes. Isso é o que chamamos de “apresentação cefálica”. Mas… e se o seu bebê estiver sentado? Importante saber que durante toda a gravidez o bebê se mexe bastante […] VEJA MAIS.

Tenho medo da dor do parto, Como se faz a anestesia para o parto?

Quando se entra naturalmente em trabalho de parto, a dor não costuma começar de repente. Começa devagar e vai aumentando aos poucos. Portanto, há tempo para o seu organismo se adaptar e produzir endorfinas, que são substâncias que tornam as dores bem mais suportáveis. A natureza tenta te ajudar. Se você não quiser sentir a dor do parto, pode tomar uma anestesia que é específica para o parto normal: o duplo-bloqueio. Essa técnica consiste em fazer, na mesma punção, dois tipos de anestesia: uma raquidiana e uma peridural. Isso impede todas as sensações que vem da parte de baixo do […] VEJA MAIS.