Origem Fetal das Doenças do Adulto

Estudos científicos mostram que quando um bebê sofre uma restrição de crescimento dentro do útero materno, seus órgãos e sistemas, que se multiplicam em uma velocidade alucinante, podem sofrer alterações fundamentais que determinarão, na vida adulta, condições de doença. Por exemplo: uma mãe gestante que fuma ou que tem  hipertensão não controlada durante a gestação.

A quantidade de nutrientes que passam para o seu filho é limitada. Resultado: o bebê fica pequeno e pode nascer com baixo peso para sua idade gestacional. Veja o que acontece com o rim destes fetos, para continuar o exemplo: com poucos nutrientes essenciais, podem-se formar rins com um número menor de células. Consequência: este rim “limitado” pode ser a causa de hipertensão na vida adulta. O pré-natal bem feito, com todas as orientações e acompanhamento, como se vê, é fundamental.


 

Este é um dos temas disponíveis em nosso portfólio de palestras.

A Dra Ana Escobar ministra palestras ligadas à área da pediatria geral ou a assuntos de interesse da contemporaneidade, como ansiedade, excesso de estresse e alimentação. Veja aqui, quais são os outros temas.

Entre em contato conosco pelo email: [email protected] e teremos o maior prazer em te retornar.