28/02/2014 16:05h

O que é o transtorno bipolar?

Há dias em que estamos especialmente alegres. Por muitas razões, como ir bem em uma prova difícil, receber um presente inesperado, começar um namoro com paixão, ganhar a final do campeonato… enfim… Em compensação, em outros dias, estamos mais fechados, em silêncio, sem muita vontade de conversar, chateados com alguma situação que nos preocupa. Com ou sem motivos, oscilações de humor fazem parte do dia a dia de todo mundo.

Porém, algumas pessoas variam o humor exageradamente e sem nenhuma causa aparente. Passam da depressão para a extrema euforia (que na medicina, chamamos também de mania) e vice-versa.

Na fase de mania, o bom humor é contagiante.Tudo fica possível e o clima é de “vai dar certo”. Os pensamentos são otimistas, a auto estima é grande, o desejo sexual aumenta, as pessoas falam muito e dormem pouco para aproveitar cada segundo do dia e da noite. Mas as consequências deste comportamento efusivo podem virar um problema: uma compra que não temos como pagar, uma agenda de tarefas impossível de cumprir e até uma gravidez indesejada.

Em um curto período de tempo, esta mesma pessoa demonstra um comportamento depressivo que transtorna as pessoas próximas. Nada vai dar certo, há uma séria tendência ao isolamento, pouco cuidado com a higiene pessoal, auto estima muito baixa, distúrbios do sono, fadiga, desânimo, pouca energia para qualquer tarefa e ideias de morte ou suicídio.

Pessoas que oscilam constantemente entre estes dois comportamentos extremos, tem o que chamamos de distúrbio bipolar. Há vários graus de acometimento. Mas seja na fase de mania ou de depressão, os pacientes e sua família sofrem muito, por causa dos riscos destas atitudes opostas e radicais que tiram a tranquilidade de todos. O transtorno bipolar pode acontecer em qualquer fase da vida, independentemente da idade, inclusive em crianças e adolescentes.

A boa notícia é que há tratamento eficaz que permite uma vida sem exageros.

Mantenha-se informado! Sempre podemos ajudar alguém com o conhecimento.