Rotina de sono do bebê - Dra Ana Escobar
27/07/2015 15:21h

Rotina de sono do bebê

Em média os bebês dormem 15 horas por dia até os seis meses de idade. Estas horas são divididas ao longo do dia. E claro, varia muito de bebê para bebê. O importante é que à noite, a família tenha à disposição um período de sono que seja restaurador. Se isto não estiver ocorrendo o pediatra pode ajudar conduzindo maneiras de estabelecer uma rotina de sono do bebê.

A melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima e a cabeça de lado. Devido ao risco de morte súbita, a posição de bruços é fortemente rejeitada. A posição de lado também deve ser evitada.
O ideal é que o bebê durma desde o primeiro dia no seu próprio berço e no seu quarto. No entanto, para evitar levantar muitas vezes à noite, alguns pais optam por levar o recém-nascido para o quarto. Seja em um berço ou no carrinho. Esta situação é aceitável, apenas durante a noite, desde que seja temporária.

Não é recomendado que o recém-nascido durma na cama do casal. Durante o sono mais pesado um dos pais pode se movimentar e sufocar o bebê. Assim que o bebê começa a se mexer também aumenta o risco de queda.