Como nos proteger dos pernilongos? - Dra Ana Escobar
04/11/2014 11:08h

Como nos proteger dos pernilongos?

Dormir com esse calor, não é fácil! Para melhorar um pouco, abrimos as janelas esperando que o vento do fim de tarde refresque a casa. Mas junto com a brisa entram visitantes muito indesejáveis: os pernilongos.

Eles entram e se escondem. Ficam aguardando o momento perfeito para se alimentar. Quando apagamos a luz e estamos prestes a pegar no sono, ou já dormindo, eles atacam. Literalmente. Alguns anunciam sua chegada com aquele barulhinho infernal zumbindo nos nossos ouvidos. Outros vem em silêncio. Mas todos vem para nos picar e sugar o sangue.

Resultado: não dormimos direito e no dia seguinte, além do cansaço, temos as marcas vermelhas das picadas que coçam muito ou provocam alergia em quem é mais susceptível. Crianças, adultos e até mesmo bebês. Ninguém é poupado.

Prevenir as picadas é a melhor solução. Veja o que podemos fazer:

1. Mosquiteiros são muito eficientes e seguros, principalmente para bebês e crianças pequenas. Não é nada complicado fazer um mosquiteiro que se adapte bem à cama ou ao berço.

2. Use protetores de tomadas. São muito eficientes. Lembre-se que o ideal é que eles fiquem a 2 metros de distância da cama. Use uma extensão se não houver tomadas disponíveis.

3. Antes do entardecer feche as janelas. Os pernilongos invadem as casas neste horário.

4. Coloque telas de proteção nas janelas. Não se esqueça das janelas dos banheiros e da área de serviço.

Durma com os anjos e não com pernilongos!