O quê posso fazer para proteger meu bebê do zika vírus? - Dra Ana Escobar
11/02/2016 08:11h

O quê posso fazer para proteger meu bebê do zika vírus?

O zika virou notícia e causa de preocupação nacional, não é mesmo? Com toda razão, pois está circulando de maneira “explosiva”, como definiu a Organização Mundial de Saúde. Na verdade, este surto brasileiro, que nos fez descobrir a relação do zika com  microcefalia em bebês intraútero e  maior incidência da Síndrome paralisante de Guillain Barré, está deixando o mundo todo muito preocupado.

O Aedes aegypti, mosquito que transmite o zika é um habitante de TODAS as regiões brasileiras, não fazendo distinção nenhuma e penetrando em todas as casas, apartamentos e onde mais conseguir.

Prolifera-se com uma capacidade incrível. Ainda mais agora, em época de intenso calor e chuvas de verão e com o carnaval batendo na porta. Exatamente. A quantidade de lixo espalhado nas ruas vai aumentar muito. Lembrem-se de que o Aedes pica também durante o dia. Pela manhã e no final da tarde. Ele só não “gosta” da hora do almoço, com o Sol muito quente.

 

Por tudo isso, cuidado especial com todos, especialmente com os pequenos. Aqui vão 3 dicas para proteger sua família. Nunca é demais falar e lembrar:

  1. Coloque mosquiteiros no berço dos bebês. Não é difícil fazer isso. A proteção que o mosquiteiro oferece é segura e sem NENHUM efeito colateral.
  1. Coloque telas de proteção em suas portas e janelas. Um jeito bem simples, barato e fácil de fazer isso é colocar o tecido  que se utiliza para fazer o mosquiteiro pendurado e preso nas janelas. Quem tem redes de proteção pode prender este tecido nas redes. Entra o ar, areja o ambiente, mas não entra o Aedes.
  1. Use repelente sempre que sair para locais onde a possibilidade do mosquito estar presente é maior, como parques ou locais perto de matos, por exemplo. Converse com seu pediatra sobre qual repelente usar para seu filho pequeno.

Proteja sua família e seus pequenos!