03/01/2018 11:00h

O que é insolação?

Insolação é o efeito do excesso de sol no corpo. Acontece quando tomamos muito sol principalmente entre 10 e 16 horas. O corpo fica tão quente que não consegue perder calor e isto pode atrapalhar e desregular o funcionamento das células.

Os principais sintomas da insolação são:

– Pele vermelha e queimada, causando uma sensação extremamente desconfortável de sensibilidade e dor.
– Desidratação. Quando tomamos muito sol os poros se dilatam e transpiramos muito. Perdemos muito líquido para o ambiente. Esta perda de líquidos, quando em excesso, pode levar à desidratação, principalmente em crianças e idosos.
– Falta de ar, tontura, dor de cabeça, enjoo, vômitos ou até desmaio são sintomas que podem aparecer em maior ou menor intensidade, dependendo da gravidade e do tempo de exposição ao Sol e ao calor.

Qual é o tratamento para a insolação?

O tratamento depende da intensidade dos sintomas. Muitas vezes as pessoas com insolação devem ser internadas para tratar.

O melhor de tudo, claro, é a prevenção. Por isso, especialmente agora, nos dias quentes de verão, tente não ficar no sol e principalmente evite praticar exercícios físicos das 10 às 16 horas. Tome muitos líquidos, dê preferência à frutas, legumes e verduras, vista-se com roupas leves e claras e passe protetor solar todos os dias.

Sol é luz, energia e é muito bom. Mas não abuse. Nem se esquente à toa!

Saúde!