Como melhorar o sono leve? Dra. Ana Escobar
23/06/2018 14:25h

Como faço para melhorar meu sono, que é muito leve?

Qualquer barulhinho na casa à noite e….pronto! Quem tem o sono leve acorda e fica virando na cama de um lado para outro, até conseguir dormir de novo. Tudo faz despertar: o filho que resmunga ou sonha de madrugada, o companheiro(a) que virou na cama ou que está roncando, o vizinho de cima que está andando sem parar, a preocupação com os afazeres do dia seguinte, um rompimento amoroso… ou uma paixão começando… enfim, causas não faltam para despertar e… continuar acordado.

E o resultado todos conhecemos bem: o dia seguinte fica difícil pelo cansaço e pelo inevitável mau humor. Quando essa situação se repete, os dias seguintes se acumulam e aumenta o mau humor.

Dormir é muito importante! Nosso organismo precisa se recuperar para as atividades do dia. As células se regeneram e com isso temos mais capacidade e energia para todas as atividades, inclusive para rir um pouco!

Dá para melhorar a qualidade do sono! Essa é a boa notícia.

Em primeiro lugar, lembre-se que você precisa descansar. Para isso, ajuda muito fazer um “ritual” para dormir:

– comece sua noite de sono 3 horas antes de ir para a cama. Isso significa evitar atividades que gastem muita energia como exercícios físicos, discussões em família, ou assistir filmes de muita ação ou terror! Converse leve, dê preferência a programas que descansam e relaxam. Evite café, chocolates álcool ou bebidas energéticas. Alimente-se leve!

– antes de dormir tome um banho morno e relaxante. Depois, um copo de leite!

– desligue o celular . Mas mais importante: deligue-se do celular à noite. Jamais durma com o celular na sua cama. Sua família deve ter seu telefone fixo e em alguma urgência ligarão para você.

– lembre-se que barulhos noturnos são absolutamente normais e sempre existirão. Procure acostumar-se com eles em vez de se irritar. A irritação libera adrenalina, acelera os batimentos cardíacos, acelera o metabolismo e não nos permite dormir.

– se você acordar à noite, pense em algo muito gostoso. Isso mesmo! Se não deu para sonhar dormindo, sonhe acordado. Os bons sonhos nos embalam e rapidinho dormimos!

Relaxe a cabeça. Não é impossível. Só assim conseguimos relaxar o corpo e dormir.