Leite e composto lácteo são a mesma coisa? - Dra Ana Escobar
10/04/2018 15:35h

Leite e composto lácteo são a mesma coisa?

O composto lácteo é formulado com nutrientes específicos do leite, importantes para suprir as necessidades das crianças nas suas várias faixas etárias.

Os compostos lácteos facilitam o aporte de nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento, principalmente até os 5 anos de idade, que dificilmente são ingeridos com a nossa alimentação contemporânea, nas quantidades necessárias e recomendadas.

Vamos a alguns exemplos. O ferro é um dos nutrientes mais importantes para crianças em fase acelerada de crescimento. A deficiência de ferro causa a anemia ferropriva que compromete, inclusive, a aprendizagem. Hoje a anemia está entre as carências nutricionais mais significativas em todas as regiões do mundo. Os compostos lácteos são acrescidos de ferro, para garantir um aporte diário maior deste nutriente e evitar a anemia.

O DHA e a colina são outros exemplos. Estes nutrientes são menos conhecidos do que o ferro. O DHA e uma gordura “do bem”, e a colina é um componente do complexo B. Ambos são importantes para o crescimento e desenvolvimento do sistema nervoso central. Crianças de até 5 anos de idade necessitam de DHA e colina para garantir o aprendizado, a memória e muitas outras habilidades que adquirimos. As fontes naturais de DHA são o leite materno e os peixes de água fria como atum ou salmão, por exemplo. As fontes de colina são o leite materno e os ovos. Para ajudar a suprir estas necessidades, os compostos lácteos são acrescidos de DHA e colina uma vez que, é importante continuar com a ingestão desses nutrientes.

O cálcio, zinco, e as vitaminas A e D são também importantes para o processo de crescimento infantil. Os compostos lácteos são igualmente acrescidos destes nutrientes para contribuir com os aportes diários necessários e, consequentemente, colaborar com uma nutrição adequada ao processo de crescimento e desenvolvimento das crianças.

Nutrição saudável desde os primeiros anos de vida é importante para uma vida saudável no futuro.