16/05/2017 17:24h

Existe diferença entre o refluxo de criança e adulto?

Sim. Vamos entender.

Refluxo é refluxo em crianças e em adultos. Nos dois casos há uma passagem “anormal” do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Nos dois casos os sintomas são parecidos: dor em queimação naquele local que costumamos chamar de “boca do estômago”, muito desconforto e piora com algumas posições ou tipos de alimentação.

No entanto, o que os diferencia são as causas que levam ao refluxo.

Nos bebês pequenos, o refluxo geralmente decorre de uma imaturidade anatômica do esfíncter ( na transição, na “porta” ) que separa o esôfago do estômago. O esfíncter imaturo permite a passagem do conteúdo do estômago para o esôfago causando todos os sintomas.

Nos adultos, o refluxo pode ter outras causas como hérnias de hiato, estresse, ingestão de álcool ou de outros alimentos.

Portanto, não obstante os mesmo sintomas de dor ou queimação, as causas do refluxo são diferentes. Por isso, o tratamento que atenua os sintomas pode ser muito semelhante em crianças e em adultos. Mas o tratamento definitivo é bem diferente. Nas crianças, o tempo e o amadurecimento do esfíncter curam o refluxo. Nos adultos, há que se tratar da causa de base que o originou.