03/01/2017 10:27h

Crianças podem ter febre quando os dentes estão nascendo? Pode ser febre alta?

O processo de nascimento de um dentinho de leite geralmente é um motivo de alegria para a família. Todos querem ver os primeiros dentinhos dos pequenos. Mas, por outro lado, também pode ser um motivo de desconforto, tanto para os pais como para os bebês.

A erupção de um dente causa um aumento do tamanho da gengiva, com um pouco de “inflamação”. Isso incomoda os bebês, que podem apresentar alguns sinais como irritação, falta de apetite, dificuldade para dormir, amolecimento das fezes e até mesmo um pouco de febre.

Importante saber que o grau dos sintomas varia de criança para criança. Uns os tem mais exuberantes, outros menos. Tudo vai depender do grau de “inflamação” da gengiva.

A febre causada pelos dentinho em geral é baixa, menor que 38o C. Como saber se a febre é do dente? Ai é que está:  só o exame do pediatra é que pode dizer se a febre, e todos os sintomas acime descritos, são dos dentinhos ou se há uma outra causa que os expliquem. Além disso, a febre da erupção dos dentes em geral é transitória e não demora mais de um dia.

Por isso, se seu filho pequeno apresentar febre e outros sintomas ao longo da erupção dos dentes, convém conversar com o pediatra.