04/08/2017 17:08h

Como fazer para meu filho comer salada?

 

Basta ver um “verdinho” no prato e muitas crianças já o rejeitam sem nem mesmo experimentar.

Não é fácil acostumar os pequenos a comer a “saladinha” todos os dias. Só para lembrar, legumes e verduras contem uma série de nutrientes que são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças tais como fibras, vitaminas de todas as “letras” , minerais como o ferro, por exemplo, antioxidantes…enfim…um verdadeiro manual de nutrição saudável está contido nos “verdinhos” e nos outros nem tão “verdinhos” assim.

Para fazer seus filhos se acostumarem com estes nutrientes, tem uma dica importante: não os force a comer. Quanto mais forçamos crianças de 2 a 3 anos a comer, mais eles recusarão o que oferecemos à força e as refeições podem se tornar um verdadeiro campo de batalha em que não há vencedores.

Algumas verduras tem, de fato, um gosto mais “amargo” que desagrada muito o paladar infantil. Por isso, tente sempre oferecer cores vibrantes como tomate – de preferência o tomate cereja, que parece uma “balinha” com água dentro- ou a cenoura pequena, cozida para ficar mais “molinha”, couve flor ou  a flor do brócolis cozida, que não é amarga. O alface pode ser o mais claro e pode ser oferecido, por exemplo, com um pouco de arroz e feijão dentro da folha, fechada em cima, como se fosse uma “trouxinha” de arroz e feijão.

Use sua imaginação e não force. Se seu filho não quiser, coma você os legumes e verduras do prato e não se esqueça de saborear na frente dele, mostrando que ele está “perdendo” algo muito bom.

Devagar e sempre. Essa é a dica.