A dieta é o único cuidado necessário para pacientes com Fenilcetonúria? - Dra Ana Escobar
22/06/2018 18:00h

A dieta é o único cuidado necessário para pacientes com Fenilcetonúria?

A Fenilcetonúria é uma doença genética identificada no Teste do Pezinho. É muito importante saber precocemente quais bebês são portadores desta doença, pela seguinte razão: quem tem Fenilcetonúria não pode consumir alimentos como carnes, leite ou derivados, adoçantes, trigo ou grãos, entre outros.

Estes alimentos contem um aminoácido – que é uma parte das proteínas- chamado fenilalanina. Acontece que as crianças acometidas não conseguem “digerir” este aminoácido, que acaba se acumulando no sangue. O grande problema é que o excesso de fenilalanina circulando é tóxico para o cérebro. Resultado: se as crianças ingerirem fenilalanina, podem apresentar convulsões, tremores, deficiência de crescimento, e também deficiência intelectual.

Por isso, o tratamento básico consiste na retirada dos alimentos que tem altos índices de fenilalanina. Pode-se suplementar com uma fórmula especial e rica em outros aminoácidos importantes. Em alguns casos, há possibilidade de introdução de tratamento medicamentoso, com o objetivo de ajudar nos controles de fenilalanina no sangue e permitir um melhor manejo da doença.

Quanto antes fizermos o diagnóstico, melhor para a saúde das crianças, que podem ter uma vida normal.

O Teste do Pezinho é o melhor presente que se pode dar para um bebê.