23/03/2017 16:04h

Um alerta para os raios na piscina, no mar ou onde você estiver!

Você sabia que o Brasil é dos campeões mundiais em acidentes com raios? Isso mesmo.

Nosso país é o  lugar do mundo onde mais caem raios. Ainda mais nas tempestades de verão. Por isso, é importante saber o que devemos fazer se uma tempestade destas nos pega fora de casa, no meio de um parque, ou na praia, ou na rua ou no carro.

– Na praia: se você perceber que está querendo chover forte, não pense duas vezes. Volte para casa. Saia imediatamente do mar. A água é condutora elétrica e o mar é dos piores lugares para você se abrigar. Ficar embaixo de barracas, quiosques ou de uma árvore também é totalmente contraindicado. No entanto, se a chuva com raios chegou e você está na areia e não tem para onde ir, então o mais seguro é ficar  agachado, com a cabeça entre os joelhos e esperar passar.

– Em parques ou áreas abertas: procure uma edificação para se abrigar. Jamais fique em baixo de árvores, tendas, quiosques ou o que for. Todos estes  podem atrair raios. Se não tiver para onde ir, fique agachado com a cabeça entre os joelhos e aguarde passar.

– Na piscina: saia da água, que é condutora de eletricidade. Entre imediatamente em casa.

– Em casa: é o lugar mais seguro para se estar. No entanto, convém evitar ficar próximo de janelas, principalmente se forem metálicas. Evite também ficar perto de aparelhos elétricos ligados na tomada e do telefone fixo. Celular não tem problema. Afaste-se de objetos metálicos. Se possível, retire os aparelhos das tomadas.

– Dentro do carro: o carro é um lugar super seguro. Se a tempestade te pegou, dirija com cuidado e não saia do carro. Se for atingido por um raio, nada acontecerá com você pois o carro é uma estrutura de proteção.

– Na moto ou bicicleta: estes veículos não te protegem. Ao contrário, podem atrair os raios. Por isso, encontre um abrigo como um túnel ou um viaduto e espere a tempestade passar.