Três dicas de saúde para crianças com atraso no crescimento e desenvolvimento - Dra Ana Escobar
15/05/2018 15:05h

Três dicas de saúde para crianças com atraso no crescimento e desenvolvimento

  1. Fique atento a doenças metabólicas. Muitas doenças ósseas e metabólicas podem comprometer o crescimento e desenvolvimento das crianças. É essencial que crianças sejam regularmente acompanhadas pelos pediatras, desde os primeiros dias de vida, para saber se o seu crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor estão acontecendo dentro da normalidade. Quaisquer alterações como déficits de crescimento e/ou deficiência intelectual devem ser identificadas precocemente e as doenças metabólicas raras, como as Mucopolissacaridoses, por exemplo, devem ser descartadas.
  2. Presença de baixa estatura e deformidades ósseas nas crianças: descarte a Síndrome de Morquio A. Esta síndrome é um tipo de Mucopolissacaridose, que é uma doença rara, que acomete crianças desde o nascimento. Na Síndrome de Morquio A as crianças não crescem, apresentam baixa estatura, alterações na coluna vertebral, no quadril, nos punhos, no tórax e nas costelas. Importante dizer que não há comprometimento neurológico. O diagnóstico desta doença rara deve ser o mais rápido possível para que o tratamento possa melhorar a qualidade de vida dos pequenos.
  3. Aconselhamento Genético. Famílias de crianças que apresentam atraso no crescimento e desenvolvimento devem identificar a causa do atraso e, se for o caso, realizar o aconselhamento genético para planejar futuras gestações. Existem muitas doenças geneticamente transmitidas, como é o caso das Mucoplissacaridoses, por exemplo, onde o aconselhamento pode ser bastante útil para que os pais possam ponderar com mais tranquilidade e conhecimento sobre as importantes decisões que podem – ou não – tomar ao longo da vida.

Em tempo: dia 15 de maio é o “Dia Internacional das Mucopolissacaridoses”

Para saber mais veja no  www.mpsday.com.br

O Instagram da Campanha é @MPSDAY

Para quem quiser saber mais:

1- Meikle PJ et al.: Prevalence of lysosomal storage disorders. JAMA. 1999 Jan 20;281 [3]: 249-54. 2 – Neufeld EF and Muenzer J: The mucopolysaccharidoses. In The Metabolic and Molecular Bases of Inherited Disease. 8th edition. Edited by CR Scriver, AL Beaudet, D Valle, et al. New York, McGraw-Hill Book Company, 2001: 3421-3452. 3 – Wraith JE, Clarke JTR. The Mucopolysaccharides. In Physician’s Guide to the Treatment and Followup of Metabolic Diseases. Editaded by Blau N et al. Heidelburg. Germany: Springer. 2006: 195-203.

*Autorizações de uso de imagem concedidos