Três causas comuns de tosse - Dra Ana Escobar
02/05/2018 17:07h

Três causas comuns de tosse

1. Tosse infecciosa

Geralmente acompanha quadros gripais. Por isso as pessoas também apresentam febre, dores pelo corpo e congestão das vias respiratórias. O sinal de alerta mais importante é dificuldade ou cansaço para respirar. Procure sempre atendimento médico se isso ocorrer. Lembre-se; quadros respiratórios importantes como pneumonia e sinusite, podem se manifestar com tosse.

2. Tosse alérgica

Geralmente é uma tosse seca, irritativa, sem secreção. Não há febre ou sinais de gripe. Adultos ou crianças podem ter. Quem tem, chega a acordar à noite para tossir e o sono fica bastante conturbado.

3. Tosse secundária causada por refluxo gastro esofágico

Isso mesmo! Quem tem refluxo pode ter tosse!! Isso ocorre por dois motivos. Primeiro: o ácido do estômago sobe para o esôfago e provoca uma inflamação que causa a tosse. Segundo: microaspirações que acontecem em decorrência do refluxo. Não há febre, nem sintomas de gripe. Muitas vezes as pessoas sentem azia ou um desconforto gástrico.

Muita gente está com tosse nesta época do ano. Saber a causa é fundamental para determinar o tratamento correto. Por isso não se automedique. Procure sempre a orientação de um médico.