Os acondroplásicos devem ter um acompanhamento médico e multiprofissional de rotina ao longo de toda a vida: - Dra Ana Escobar
07/02/2018 09:19h

Os acondroplásicos devem ter um acompanhamento médico e multiprofissional de rotina ao longo de toda a vida:

O seguimento atual da acondroplasia consiste essencialmente na prevenção e tratamento de complicações.

Ao avaliar o crescimento e o desenvolvimento de uma criança com acondroplasia, é importante que sejam utilizadas comparações apropriadas. As crianças com acondroplasia podem ter marcos de desenvolvimento distintos e o seu progresso deve ser avaliado em conformidade.

Dada a variabilidade clínica e problemas médicos que podem acompanhar esta displasia esquelética, idealmente os cuidados de saúde para acondroplasia devem ter um foco a longo prazo e ser organizados com acesso a especialistas relevantes nos campos da fisiologia respiratória, neurologia pediátrica, neurofisiologia, neurocirurgia, neuroradiologia e cirurgia ortopédica. O cuidado antecipatório deve ser direcionado para identificar crianças com alto risco para ajudar a prevenir complicações graves.

Portanto, o acompanhamento por um especialista conjugado com uma equipe multidisciplinar é essencial.

Para saber mais, sociedades médicas podem ajudar, em especial a Sociedade Brasileira de Genética Médica (http://www.sbgm.org.br/).

Fonte Imagem: Somos Todos Gigantes