Fique atento ao resultado do Teste do Pezinho: 3 dicas importantes - Dra Ana Escobar
22/06/2018 18:04h

Fique atento ao resultado do Teste do Pezinho: 3 dicas importantes

O teste do pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos. Graças a ele, conseguimos detectar precocemente doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas. Importante saber que se essas doenças não forem diagnosticadas e tratadas precocemente a criança poderá ter diversos problemas de saúde e desenvolvimento, alguns graves e irreversíveis. Dentre estas doenças está a Fenilcetonúria. Três dicas importantes:

1) Certifique-se de que seu bebê fez o teste do pezinho ainda na maternidade. Se não fez, exija que faça. Mesmo que nenhum dos pais tenha Fenilcetonúria, ambos podem ser portadores do gene defeituoso, que será transmitido para a criança.

2) Na hipótese de o resultado ser positivo, procure imediatamente ajuda médica e siga as orientações fielmente, a fim de reduzir ao mínimo necessário a fenilalanina proveniente dos alimentos. O excesso de fenilalanina é tóxico para o cérebro.

3) No site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), existe uma tabela com a quantidade de fenilalanina presente nos alimentos in natura e nos industrializados. Nunca se esqueça de que é indispensável reduzir ao mínimo necessário a fenilalanina proveniente da dieta para evitar prejuízos no desenvolvimento da criança portadora de Fenilcetonúria.

Teste do Pezinho: exija esse direito para seu filho.

Outra informação interessante é que no dia 28/junho é celebrado mundialmente o dia de conscientização em Fenilcetonúria (PKU DAY). Mais informações  em https://www.espku.org/projects/pku-day/.