03/01/2018 10:00h

Esqueceu de passar protetor solar? Tá ardendo?

Fim de ano com calor e muito sol, mas você esqueceu de passar protetor solar? Tá com o Corpo Ardendo?! Bom, muito bom! Você saiu na rua, brincou bastante, ficou na praia ou na piscina. Pra quem esqueceu de passar protetor solar e está todo queimado, vermelho pimenta, ardendo, sem poder encostar em nada, aqui vão algumas dicas:

– Não encoste em nada mesmo, nem em ninguém. Porque vai arder mais mesmo.

– Um bom banho frio sempre ajuda. Para aliviar mais um pouco, você pode colocar uma toalha molhada e fria em cima da queimadura… Ou até um pouco de gelo… Fica bem fresquinho e gostoso.

– Como não dá prá ficar com uma toalha fria ou gelo o tempo todo, você pode também passar umas pomadas que hidratam sua pele. Algumas tem analgésico e podem aliviar a dor.

– Depois de um tempinho, a pele começa a coçar e vai descascar. Não fique coçando muito, pois você pode causar uma infecção, nem arranque a pele que está presa. Ela vai caindo sozinha, principalmente no banho e quando você se enxuga. Se coçar demais existem pomadas específicas e antialérgicos que você pode tomar. Mas aí só seu médico pode te orientar.

– Importante: não fique passando produtos que te “falaram” que é bom, tipo vinagre, iogurte, pepino, abacate… Nada disso! Ao contrário, estes mais atrapalham que ajudam. Saiba que só o tempo vai te ajudar a curar.

– Use roupas leves, bem fresquinhas e bem soltas. Nada de roupas agarradas no corpo. As garotas devem ficar sem sutiã ou usar um bem solto.

– Tome muitos líquidos pra se hidratar. Dê preferência aos sucos de frutas, água de coco, água ou chá geladinho.

– Coma alimentos leves, de fácil digestão. Nada de frituras ou comidas com muita gordura. Isso ajuda seu organismo a se recuperar.

Isso aí. E da próxima vez não se esqueça de passar o protetor. Sol é uma delícia, mas como muita coisa que é boa na vida: Devemos ter moderação e alguns cuidados.