DICAS para evitar a picada do Aedes aegypti, o mosquito transmissor do Zika, Dengue, Chicungunya e Febre Amarela. - Dra Ana Escobar
18/12/2015 08:22h

DICAS para evitar a picada do Aedes aegypti, o mosquito transmissor do Zika, Dengue, Chicungunya e Febre Amarela.

Este mosquito é diferente do pernilongo comum. É maior e listrado de preto e branco. Tem hábitos diurnos. Portanto, ele pode picar durante o dia, principalmente no período da manhã, e não apenas nos finais de tarde e noite. Por isso, aqui vão as dicas e recomendações:

– EVITE deixar água estocada. Com certeza você já ouviu esta recomendação mais de mil vezes. Mas nunca é demais reforçar. Muitas pessoas parecem ainda não ter entendido a gravidade da situação. Por isso, confira se na sua rua não há lixo ou locais onde possa haver água empoçada. Verifique seu prédio, sua casa, seu quintal e veja se seus vizinhos estão atentos também.

– Coloque telas protetoras nas sua portas e janelas. Não é tão complicado como pode parecer. Um tecido telado cobrindo integralmente a janela já é uma barreira que pode evitar a passagem do mosquito. Nas portas, coloque uma tela em um suporte de madeira, removível. Isso é importante, pois o Aedes pode entrar durante o dia, quando estamos arejando a casa.

– Proteja a cama das crianças com mosquiteiros. Principalmente o berço dos bebês. É mais complicado cobrir camas maiores de adultos e casais. Mas se sua imaginação e criatividade conseguirem achar um meio, é sempre bom!

– Nos quartos, use protetores de parede. A cama das crianças deve ficar a dois metros de distância. Se sua tomada for pertinho da cama, lembre de usar uma extensão, que pode ajudar a colocar o protetor mais longe.

– Para sair, principalmente em passeios ao ar livre, use repelentes. Os que contém a substância icaridina são os mais indicados. Veja no rótulo do produto as indicações para crianças e a necessidade de reaplicação.

– Protetor e  Repelente: podem ser utilizados juntos. Idealmente passe primeiro o protetor solar, aguarde uns 15 minutos e DEPOIS passe o repelente. Repelente por último. Lembre que o que espanta o mosquito é o cheiro do repelente.

– Gestantes tem que ter cuidado especial, ainda mais no início da gestação. Podem e devem usar repelentes indicados. Sempre que possível, saiam de mangas compridas e calças. De preferencia de cor clara.

Vamos eliminar o Aedes e todas as doenças que ele transmite. Se todos colaborarem, conseguiremos!